Pular para o conteúdo principal

Retrô futsal: disputa no tribunal, título histórico e taça no último segundo

Alegria, dor, polêmica, desentendimentos, reencontros. Ingredientes opostos, diferentes, que se misturaram e formaram o prato principal do futsal sergipano em 2013. O ano em que o Real Moitense foi o ator principal da trama, o Lagarto tentou ser o antagonista, foi o grande concorrente, dentro de quadra e nos tribunais também, e acabou gerando um dos capítulos mais polêmicos do salonismo sergipano na disputa do título estadual.
A temporada terminou no último segundo para o Real Moitense. Colocando em ruínas o sonho do título da Superliga Futsal, mas no fim das contas, o balanço do ano foi positivo para a equipe comandada pelo multicampeão Wilson Mendonça, o Galego. Afinal, foram duas conquistas em quatro competições. O GloboEsporte.com reuniu o que de mais importante aconteceu durante o ano e reconta estas histórias para os internautas.
01
ALEGRIA, ALEGRIA
A temporada começou com uma das competições mais importantes do ano para o futsal brasileiro. A Taça Brasil, que teve a primeira divisão disputada na cidade de Moita Bonita. Sergipe teve dois representantes: o Real Moitense e o Lagarto.
Ambos fizeram boa campanha na primeira fase e terminaram como líderes dos seus respectivos grupos. Mas nas etapas decisivas da competição, o Lagarto acabou ficando no meio do caminho. O Real Moitense, por sua vez, avançou até a final para decidir do título contra o Cajuína-PI.
Real moitense (Foto: Zerosa Filho/CBFS)Ano começou com título da Taça Brasil 1ª Divisão (Foto: Zerosa Filho/CBFS)

Os moitenses não tomaram conhecimento do adversário e venceram por 4 a 0. Além do título, garantiram vaga para a divisão especial de 2014. Uma conquista que deixou para o clube a impressão de que o ano seria muito mais proveitoso.
02
POLÊMICAS, DESENTENDIMENTOS
O Campeonato Sergipano de Futsal prometeu luta intensa pelo título entre Real Moitense e Lagarto, duas das equipes com melhor elenco na competição. As previsões se confirmaram, mas além da disputa em quadra, houve também briga pelo título nos tribunais.
O primeiro capítulo desta polêmica história ocorreu na final do primeiro turno. Faltando apenas três minutos e oito segundos para o fim da partida, quando o placar estava em 1 a 1, houve uma confusão generalizada envolvendo jogadores e membros da comissão técnica dos dois clubes e a partida foi interrompida. O caso foi parar no Tribunal de Justiça Desportiva, que inicialmente confirmou o título para os lagartenses, que jogavam pela igualdade. Todavia, em razão de recurso, o mesmo TJD voltou atrás e determinou a continuação da partida com o tempo restante, de portões fechados e em quadra neutra.
Real Moitense x Lagarto - Final do Sergipano (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Sergipano foi marcado por polêmicas (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)
No confronto relâmpago, o Real Moitense conseguiu marcar e segurou o resultado até o fim, garantindo o título do primeiro turno.
O sequência do Campeonato Sergipano reservou polêmicas ainda maiores. No segundo turno, as duas equipes voltaram a se enfrentar na final. Mesmo com pequenos incidentes, o título foi decidido na quadra e o Lagarto levou a melhor. Na decisão do Estadual, as equipes empataram o primeiro confronto no Ginásio Ribeirão. No jogo da volta, o time de Moita vencia por 2 a 0 quando novamente a partida foi parada por vandalismo.
O caso voltaria a ser decidido nos tribunais. Mas o Lagarto surpreendeu e acabou desistindo de qualquer disputa e retirando o time da competição. Com isso, o título acabou sendo confirmado para o Real Moitense.
03
DOR
A partir daí, o Real Moitense seguiu sozinho na caminhada como o único sergipano a participar de competições no ano. O primeiro desafio foi na Liga Nordeste. Na primeira fase, o clube da cidade de Moita Bonita fechou a campanha como o melhor colocado do grupo B. Mas caiu na semifinal com derrota para o Tigre-PE.
A última competição do ano disputada pelo clube foi a Superliga Futsal. A competição foi realizada em Aracaju. O time moitense caiu no grupo da morte, com AABB-SP, 1º de Julho e Concórdia. Mesmo assim, fechou com boa campanha e classificação garantida. Na semifinal, a equipe derrotou o Goiás e foi para a final diante do Atlântico-RS.
Superliga; Real Moitense; Caça e Tiro (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Real perdeu título no último segundo (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)

A decisão foi eletrizante. O time sergipano começou perdendo por 4 a 0 mas correu atrás do placar. O jogo terminou em empate de 5 a 5 e foi para a prorrogação. O Real Moitense conseguiu ficar à frente do marcador faltando sete segundos para o fim. Quando a equipe se preparava para conquistar o título, foi surpreendida com um gol dos rivais faltando três centésimos para o fim, tendo que se contentar com o vice. O placar fechou em 7 a 7, mas os gaúchos tinham a vantagem do empate na prorrogação.
04
REENCONTRO
O ano de 2013 também foi de reencontro para o futsal sergipano. O goleiro Rogério, sergipano reconhecido nacionalmente por ter jogado em grandes equipes do futsal do país e na seleção brasileira, voltou a jogar em sua terra natal. Ele deixou o Petrópolis e assinou com o Real Moitense, participando de todas as competições disputadas pelo clube.
Outro que retornou foi Bebeto, ele que também jogou em clubes de destaque do futsal brasileiro foi contratado pelo Lagarto e fechou o ano atuando pelo Real Moitense na Superliga. Estrelas que devem permanecer no estado para a próxima temporada e ser um dos grandes atrativos nas competições de 2014

.Por 
Aracaju

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glória Futsal acerta com goleiro ex-Real Moitense. Erick é o novo camisa 1

Erick está de volta ao sertão Com a saída do goleiro campeão Marcondes “Xoxinho” para a equipe Moitense e não conseguir entrar em acordo com o goleiro Faguinho, a diretoria do Glória Futsal acertou na tarde desta segunda, 14, a contratação do goleiro Erick, ex-Moita Bonita. O arqueiro estava sem clube, depois do contrato com a equipe Moitense terminar. A nova contratação se apresenta com o restante do elenco nesta terça, 15, no ginasio Padre Leon Gregório. Ele que já defendeu o gol da equipe gloriense em 2007, sagrando campeão da Copa Tv Sergipe, retorna a “Capital do Sertão” com o intuito de fechar o gol e ajudar sua nova equipe. Para o técnico Kel que trabalhou em 2007 com o goleiro, a diretoria acertou na contratação: “É um ótimo goleiro. Já foi Campeão jogando aqui pela nossa seleção em 2007. E é acostumado a disputar títulos. Foi uma boa contratação e tenho certeza que vai ajudar muito a nossa equipe”. Por Vieira Neto

Lagarto anuncia pivô Lenísio, ex-seleção brasileira

A diretoria da seleção de Lagarto divulgou nesta quarta-feira, em suas redes sociais, a contratação do pivô Lenísio, ex-seleção brasileira e pentacampeão brasileiro, para a disputa da Copa TV Sergipe de Futsal. - Olá pessoal! Sou Lenísio, joguei em várias equipes do Brasil, da Espanha e na Seleção Brasileira e com muita satisfação vou participar da Copa TV Sergipe pela equipe do Lagarto Futsal. Contamos com o apoio de todos - disse Lenísio no vídeo distribuído pela seleção de Lagarto. Só esqueceram de comunicar ao técnico da equipe, Wilson Mendonça Galego. Questionado sobre a contratação, o treinador disse que não foi comunicado e ficou sabendo pelas redes sociais. - Não estou sabendo de nada. Vi no Facebook. Tomara que venha mesmo e mostre seu futsal. Se trata de um ótimo jogador, campeão do mundo e que tem um grade caráter. Tenho certeza que vem pra nos ajudar - afirmou Galego. Lenísio Teixeira Júnior nasceu em Cuiabá, no dia 23 de outubro de 1976. Foi artilheiro